terça-feira, 12 de julho de 2011

Meditar faz bem a saúde!



"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

Espécie de huno dos anos 80, a música Coração Tranquilo de Walter Franco nunca esteve tõ atual. É dessa forma que se chega a meditação, um estado de relaxamento tão grande que chega a ser maior que a do sono profundo.

A meditação é, sem dúvida, uma colaboradora no processo de nosso desenvolvimento mental e espiritual e nosso sentido de vida. Ela equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, e provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental. Sua prática constante promove um estado de desncaso profundo, capaz de mudar as respostas físicas e emocionais, desenvolve a concentração e o autocontrole, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

Veja agora como aderir a esta técnica:

  1. Reserve de 15 a 20 minutos so seu tempo, todos os dias.
  2. Procure um ambiente calmo e coloque uma música suave.
  3. Sente-se de maneira confortável e feche os olhos.
  4. Inspire, contando mentalmente até três. Ao fazer isso, distenda o abdome suavemente, levando o umbigo para frente. Prenda a respiração por alguns instantes e expire, contando regressivamente de três a um. Contraia a barriga, trazendo o umbigo para dentro.
  5. Aos poucos, tente contar cada vez mais lentamente, até chegar ao ritmo mais pausando possível.
  6. Durante todo o exercício, matenha sua concentração na respiração e no movimento do abdome. Sempre que se destrair, volte o seu foco a respiração e o abdome.
  7. Ao final, faça três respirações amplas e abra os olhos lentamente. Fique em silêncio de dois a três minutos.
Dica: Sempre que sentir que a intolerância e impaciência estão tomando conta do seu organismo, respire fundo e procure dentro de você o real motivo desse sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário